O vereador Rauflis Oliveira Mello (PSD), de Pontal do Araguaia, a 512 km de Cuiabá, negou envolvimento em um esquema de fraudes em licitações que teria causado prejuízo superior a R$ 4 milhões aos cofres públicos. Ele foi afastado do mandato nesta quinta-feira (26), por decisão da 2ª Vara Criminal de Barra do Garças, no âmbito da Operação Cenário Montado.
Em nota, Rauflis afirmou que o afastamento é uma medida cautelar e preventiva, sem reconhecimento de culpa. Disse que, enquanto atuou como secretário municipal de Turismo e Esporte entre 2021 e 2024, todos os processos licitatórios da pasta seguiram a legislação, com estudos técnicos, pesquisas de preços, pareceres jurídicos e julgamento por critérios objetivos.
O vereador também destacou que a condução das licitações não era de sua responsabilidade direta, ficando a cargo de pregoeiro ou comissão permanente de licitação, com segregação de funções e fiscalização dos setores competentes. Segundo ele, como parlamentar, não interferiu nas investigações e está colaborando com as autoridades.
A Operação Cenário Montado investiga um esquema de direcionamento de licitações, uso de empresas de fachada, simulação de concorrência e contratos fictícios nas prefeituras de Pontal do Araguaia e Barra do Garças. As apurações apontam superfaturamento de até 372% em itens ligados à realização de eventos. Além de Rauflis, um servidor público também foi afastado, e sete pessoas já foram presas em fases anteriores da operação.
FONTE: REPORTER MT







