Um homem de 43 anos foi preso em flagrante nesta terça-feira (13) por policiais do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), suspeito de crime de maus-tratos a animal silvestre com resultado morte, no município de Cuiabá. O suspeito confessou ter abatido uma arara da espécie maracanã utilizando uma espingarda de pressão.
A equipe do Batalhão Ambiental recebeu denúncia informando que um morador do bairro Jardim Florianópolis teria matado a ave silvestre. Segundo o denunciante, que estava próximo ao local, foram ouvidos disparos de tiro, sendo possível encontrar o suspeito armado e o animal já sem vida.
De posse das informações, os policiais se deslocaram até o endereço indicado, onde localizaram o homem. Questionado, ele confessou o disparo e confirmou possuir uma espingarda de pressão. Durante buscas na residência, a equipe apreendeu uma arma calibre 5.5 e um recipiente contendo diversos chumbinhos, munição utilizada nesse tipo de armamento.
Diante dos fatos, o suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia Especializada de Meio Ambiente (DEMA) para as providências legais cabíveis. A ave silvestre morta também foi encaminhada para o local, onde passará por exame pericial.
A Polícia Militar reforça que matar, ferir ou capturar animais silvestres é crime ambiental, previsto em lei, e destaca a importância das denúncias da população para o combate a esse tipo de prática e para a preservação da fauna brasileira.








