A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que os Bancos de Leite Humano distribuíram 2.137 litros de leite materno para recém-nascidos prematuros internados em Mato Grosso entre janeiro e dezembro de 2025. O volume representa crescimento de 8% em relação a 2024 e foi viabilizado pela Rede Mato-grossense de Bancos de Leite Humano, coordenada pela pasta.
No mesmo período, a rede coletou 3.622 litros de leite humano. O número de bebês prematuros atendidos também avançou, passando de 1.472 para 1.645, uma alta de 12%. Já o total de pessoas doadoras subiu 10%, de 2.285 em 2024 para 2.513 em 2025.
Os dados apontam ainda crescimento de 33% nos atendimentos em grupo, que passaram de 687 para 915. Em 2025, foram realizados 14.432 atendimentos individuais e 3.316 visitas domiciliares, fortalecendo o acompanhamento às famílias e o incentivo à amamentação.
Qualidade e segurança do leite
Para garantir a segurança do alimento distribuído, a rede coletou 2.852 frascos de vidro e realizou 7.942 análises microbiológicas, 10.733 crematócritas e 11.532 testes de acidez dornic ao longo do ano. Esses exames são essenciais para assegurar a qualidade do leite doado, especialmente para bebês em UTI Neonatal.
Importância da doação e do cuidado humanizado
A SES destaca que o apoio de profissionais de saúde e da sociedade é decisivo para estimular a doação de leite humano e a prática do método Canguru, fundamentais para a recuperação de prematuros. A orientação contínua desde o pré-natal, com apoio imediato após o parto e evitando a separação entre mãe e bebê é apontada como fator-chave para o sucesso da amamentação e, consequentemente, para a doação.
Onde doar em Mato Grosso
O estado conta com quatro Bancos de Leite Humano (BLH):
Hospital Geral Cuiabá
Hospital Universitário Júlio Muller Cuiabá
Santa Casa de Rondonópolis
Hospital São Lucas Lucas do Rio Verde
Além disso, há posto de coleta no Hospital Femina, em Cuiabá.
Para doar, é necessário estar amamentando, ter boa saúde e não usar substâncias ou medicamentos que interfiram na amamentação. Após triagem clínica, qualquer quantidade excedente de leite pode ser doada.








