
A Escola Estadual Madre Tarcila, em Campo Novo do Parecis, foi uma das 32 unidades da Rede Estadual de Ensino que passaram por consulta pública para a implementação do modelo cívico-militar. Com ampla participação da comunidade escolar, a maioria decidiu pela mudança, consolidando a instituição como mais uma a adotar esse formato educacional em Mato Grosso.
Na votação, 580 pessoas se manifestaram favoravelmente à transformação da unidade, enquanto 244 votaram contra e 2 votos foram nulos. Com esse resultado, a escola passará a seguir o modelo cívico-militar, no qual a estrutura pedagógica continua sob a responsabilidade dos professores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), enquanto militares da reserva atuarão na organização e disciplina dos alunos.
De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a ampliação desse modelo tem sido uma demanda constante da população. “A ampliação de escolas cívico-militares é um anseio da comunidade escolar. Temos solicitações de praticamente todos os municípios. Até o final de 2025, o número deve chegar a 100 unidades, ampliando a oferta de ensino para milhares de jovens mato-grossenses”, afirmou o secretário.
A decisão de implementar a nova estrutura reflete a crescente aceitação desse modelo em Mato Grosso. A expectativa é que, com a mudança, a Escola Madre Tarcila proporcione um ambiente com mais disciplina, organização e melhoria no desempenho acadêmico dos estudantes.