A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) firmaram o Termo de Fomento nº 1327-2025, que garante um investimento de R$ 1,57 milhão para fortalecer práticas sustentáveis no campo. O recurso será destinado à realização de palestras, dias de campo, eventos educativos e à produção de vídeos com casos de sucesso no agro mato-grossense.
O programa, chamado “ABC+ em Ação”, terá início nesta quarta-feira (27), em Sinop, e passará por 17 municípios, incluindo Campo Novo do Parecis, referência em tecnologia agrícola no Estado. A iniciativa busca ampliar o acesso de produtores rurais e profissionais do setor a informações sobre técnicas sustentáveis que conciliam produtividade e preservação ambiental.
Além das atividades locais, o cronograma prevê eventos de grande destaque, como o “Agrárias Day”, no dia 16 de setembro, na UFMT em Cuiabá, e um dia de campo exclusivo para jornalistas em Rio Verde, em 23 de setembro. O encerramento está marcado para o dia 23 de outubro, também na capital, com a expectativa de reunir representantes de todo o setor agropecuário.
Segundo o diretor da Famato, Robson Marques, o programa prepara Mato Grosso para os desafios das mudanças climáticas sem abrir mão do protagonismo nacional e internacional:
> “Esse é mais um passo da nossa federação para preparar o setor agropecuário mato-grossense diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas, sem abrir mão da eficiência produtiva e do protagonismo de Mato Grosso.”
Com o “ABC+ em Ação”, o Estado busca reafirmar sua posição como líder no agronegócio brasileiro, agora com ainda mais foco na sustentabilidade.