Estudantes da Escola Estadual Padre Arlindo Ignácio de Oliveira, de Campo Novo do Parecis, garantiram classificação para a fase nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada em Cuiabá, nesta sexta-feira (29). A conquista abre caminho para que os jovens possam representar o município e Mato Grosso em Vitória (ES), no mês de outubro.
A Equipe Legobots, formada por alunos do 3º ano do Ensino Médio, foi destaque na etapa estadual, realizada no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), e agora sonha em chegar ao mundial RoboCup, cuja sede e data ainda serão confirmadas.
“Estamos em êxtase. As escolas estaduais dominaram o pódio e esse resultado é reflexo de investimentos consistentes na nossa educação. É um feito grandioso para nossos estudantes”, afirmou o diretor da unidade, Júlio Cezar Maia.
Etapa estadual reuniu 39 equipes
A competição contou com 39 equipes inscritas, representando escolas estaduais, privadas, municipais e federais. Apenas na rede estadual, cinco escolas marcaram presença, entre elas:
Escola Técnica Integrada Deputado Bertoldo Freire, de São José dos Quatro Marcos, com a equipe Alpha BF;
Escola Estadual Elias Bento, de Canabrava do Norte, com a equipe Elias Bento 3;
Escola Estadual Manoel Gomes, de Várzea Grande, com as equipes Girls – Gomes Evolution (8º ano), Boys – Gomes Evolution (8º ano) e Gomes Evolution (9º ano);
Escola Estadual Professor Elidio Murcelli Filho, de Aripuanã, com as equipes Elidio Spike, Elidio Spike Teen e Os Elidianos.
Os estudantes participaram da modalidade prática, que envolve montagem e programação de robôs físicos ou virtuais, além de apresentações artísticas com robôs. As equipes são formadas por dois a quatro alunos, acompanhados por um professor-orientador, com foco em estimular o trabalho em equipe e a aprendizagem colaborativa.
Premiação e reconhecimento
Além de medalhas e certificados, a Olimpíada oferece vagas para a RoboCup Mundial e bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq. As premiações contemplam tanto os melhores desempenhos nas provas quanto categorias específicas, como design de robô, lógica de programação e espírito de equipe.
Com a classificação, Campo Novo do Parecis passa a figurar entre os destaques da robótica nacional, levando para fora do Estado o talento e a dedicação de seus jovens estudantes.