A Polícia Civil cumpriu cinco mandados de prisão nas cidades de Sapezal e Campo Novo do Parecis, em uma ação que desarticulou um grupo suspeito de envolvimento em um homicídio qualificado e organização criminosa. A Operação Decifrar foi deflagrada entre os dias 6 e 7 de setembro, após um intenso trabalho de investigação conduzido pela Delegacia de Sapezal.
As investigações tiveram início após o crime ocorrido em 17 de junho de 2025, quando policiais foram acionados para uma ocorrência em uma área de mata no final do bairro Jardim Floresta II, em Sapezal. No local, encontraram o corpo de Elterson Victor Borges Cardoso, assassinado com extrema violência, em um ato que envolveu tortura e asfixia.
Com base em depoimentos e provas reunidas, o delegado Heberth Hugo Montenegro de Souza solicitou à Justiça a expedição dos mandados de prisão. Após a autorização, equipes da Polícia Civil realizaram diligências simultâneas em vários endereços, conseguindo localizar e prender os suspeitos.
O nome da operação faz referência ao trabalho minucioso de investigação, que possibilitou elucidar o crime e identificar todos os envolvidos.
“A solução deste caso é fundamental para a justiça e para a segurança da população. Todos os homicídios registrados em 2025 em Sapezal foram esclarecidos, com os envolvidos identificados e presos. Seguimos firmes no compromisso de combater a violência e garantir que crimes como esse não fiquem impunes”, destacou o delegado Heberth.
A Operação Decifrar representa mais um passo da Polícia Civil no combate à criminalidade violenta no interior de Mato Grosso.