
Tiago Rossette Flor, aprovado em Medicina na UFMT, foi um dos grandes homenageados pelo governador Mauro Mendes em cerimônia que reconheceu talentos da rede pública estadual
Campo Novo do Parecis teve seu nome em evidência na manhã desta quinta-feira (8), durante solenidade realizada no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. O estudante Tiago Rossette Flor, da Escola Estadual Madre Tarcila, foi um dos destaques da cerimônia promovida pelo governador Mauro Mendes para homenagear alunos da rede pública que obtiveram desempenho excepcional no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Campeonato Mundial de Robótica.
Tiago conquistou a terceira colocação geral para o curso de Medicina na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), feito que reforça o potencial da educação pública estadual. Durante o evento, ele fez questão de reconhecer o suporte recebido: “Tive muito apoio do Pré-Enem da Diretoria Regional de Ensino de Tangará e da escola pública. Graças a esse apoio consegui esse tão almejado objetivo. Muitos pensam que só quem é de escola privada pode passar nesse curso, mas hoje a escola pública pode proporcionar isso: basta se esforçar e querer”, declarou emocionado.
A cerimônia reuniu vinte estudantes que conquistaram vagas em cursos de destaque nas universidades públicas do estado, como a UFMT, a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Além deles, também foram homenageados os integrantes da equipe “Mutum X”, que participou do Campeonato Mundial de Robótica em Houston, nos Estados Unidos, por meio do projeto de Robótica Educacional — uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o Senai e a Fiemt.
O governador Mauro Mendes celebrou o avanço da educação em Mato Grosso e enalteceu o papel dos estudantes e profissionais da rede pública. “Todos esses jovens aproveitaram as oportunidades que o Governo de Mato Grosso está dando, e vão ser grandes profissionais, levando no seu currículo o fato de ter estudado em uma escola pública. Estou muito orgulhoso da nossa educação, de todos os nossos profissionais que estão construindo essa história, e dessa gurizada aqui, que merece os nossos aplausos”, afirmou, destacando que o estado subiu da 22ª para a 8ª posição no ranking nacional da educação.
Outro relato marcante foi o da estudante Ketlen Carvalho, da Escola Estadual Tiradentes em Diamantino, que representou o estado no campeonato mundial de robótica: “Ir para os EUA foi a realização de um sonho. Foi uma experiência incrível de aprendizado e que vou levar para a vida”, disse.
Além dos estudantes, a solenidade contou com a presença da primeira-dama Virginia Mendes; do vice-governador Otaviano Pivetta; dos secretários estaduais Alan Porto (Educação) e Laice Souza (Comunicação); do vice-presidente da Fiemt, Cláudio Ottaiano; e do diretor-regional do Senai MT, Carlos Braguini, entre outras autoridades.
O protagonismo de jovens como Tiago Rossette Flor simboliza não apenas conquistas individuais, mas também o fortalecimento da educação pública em Mato Grosso, que vem se consolidando como referência nacional em oportunidades e transformação social.