agosto 31, 2025
Plantão CNP 930x220
Publicidade
Publicidade

Alunos de Campo Novo conquistam vaga na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Estudantes da Escola Estadual Padre Arlindo Ignácio de Oliveira, de Campo Novo do Parecis, garantiram classificação para a fase nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada em Cuiabá, nesta sexta-feira (29). A conquista abre caminho para que os jovens possam representar o município e Mato Grosso em Vitória (ES), no mês de outubro.

A Equipe Legobots, formada por alunos do 3º ano do Ensino Médio, foi destaque na etapa estadual, realizada no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), e agora sonha em chegar ao mundial RoboCup, cuja sede e data ainda serão confirmadas.

“Estamos em êxtase. As escolas estaduais dominaram o pódio e esse resultado é reflexo de investimentos consistentes na nossa educação. É um feito grandioso para nossos estudantes”, afirmou o diretor da unidade, Júlio Cezar Maia.

Etapa estadual reuniu 39 equipes

A competição contou com 39 equipes inscritas, representando escolas estaduais, privadas, municipais e federais. Apenas na rede estadual, cinco escolas marcaram presença, entre elas:

Escola Técnica Integrada Deputado Bertoldo Freire, de São José dos Quatro Marcos, com a equipe Alpha BF;

Escola Estadual Elias Bento, de Canabrava do Norte, com a equipe Elias Bento 3;

Escola Estadual Manoel Gomes, de Várzea Grande, com as equipes Girls – Gomes Evolution (8º ano), Boys – Gomes Evolution (8º ano) e Gomes Evolution (9º ano);

Escola Estadual Professor Elidio Murcelli Filho, de Aripuanã, com as equipes Elidio Spike, Elidio Spike Teen e Os Elidianos.

Os estudantes participaram da modalidade prática, que envolve montagem e programação de robôs físicos ou virtuais, além de apresentações artísticas com robôs. As equipes são formadas por dois a quatro alunos, acompanhados por um professor-orientador, com foco em estimular o trabalho em equipe e a aprendizagem colaborativa.

Premiação e reconhecimento

Além de medalhas e certificados, a Olimpíada oferece vagas para a RoboCup Mundial e bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq. As premiações contemplam tanto os melhores desempenhos nas provas quanto categorias específicas, como design de robô, lógica de programação e espírito de equipe.

Com a classificação, Campo Novo do Parecis passa a figurar entre os destaques da robótica nacional, levando para fora do Estado o talento e a dedicação de seus jovens estudantes.

About The Author

Compartilhe a Publicação