agosto 27, 2025
Plantão CNP 930x220
Publicidade
Publicidade

Campo Novo do Parecis recebe sensores para monitoramento da qualidade do ar

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) iniciou a instalação de sensores de material particulado em diversos municípios mato-grossenses, incluindo Campo Novo do Parecis. O objetivo é intensificar o acompanhamento da qualidade do ar durante o período de estiagem e em situações de queimadas e incêndios florestais, quando as condições atmosféricas dificultam a dispersão de poluentes.

Além de Campo Novo, os equipamentos já foram instalados em Cuiabá, Várzea Grande, Barão de Melgaço, Poconé, Barra do Bugres, Primavera do Leste e Pontes e Lacerda. Ainda este ano, outras cidades como São Félix do Araguaia, Rondonópolis, Barra do Garças, Guarantã do Norte e Nova Mutum também devem receber sensores.

Os aparelhos, da marca Purple Air, foram adquiridos por meio do Mutirão de Conciliação Ambiental e contam com apoio do Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental da UFMT e do Instituto de Proteção da Amazônia (IPAM).

Segundo o coordenador de Monitoramento da Água e do Ar da Sema, Sérgio Figueiredo, os dados coletados ajudarão a subsidiar políticas públicas ambientais e de saúde:

> “O monitoramento das concentrações de material particulado nos municípios do interior e na capital é importante para obtermos informações que subsidiem políticas públicas, principalmente voltadas às populações expostas à poluição atmosférica.”

Os sensores fazem medições em tempo real, geralmente a cada cinco minutos, e já calculam índices de qualidade do ar. Por padrão, utilizam o índice da EPA/EUA, mas podem ser ajustados para o padrão brasileiro. Os dados ficam disponíveis gratuitamente à população no site map.purpleair.com.

Além do material particulado, também serão monitorados poluentes como dióxido de enxofre (SO₂), óxidos de nitrogênio (NOₓ), monóxido de carbono (CO) e ozônio troposférico (O₃).

About The Author

Compartilhe a Publicação