O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (2) que as forças americanas abriram fogo contra uma embarcação da Venezuela que transportava drogas no sul do Caribe. De acordo com o mandatário, 11 pessoas classificadas como terroristas morreram durante a ação.
Trump afirmou, em declaração feita na Casa Branca, que a embarcação estava carregada de entorpecentes e foi abatida pela Marinha norte-americana. Essa é a primeira operação militar registrada na região desde o envio de navios de guerra ao Caribe com o objetivo de intensificar o combate ao narcotráfico.
A medida ocorre em meio ao aumento das tensões diplomáticas. Na véspera, o presidente da Venezuela havia classificado a presença militar americana como “injustificável” e afirmou que essa seria a “maior ameaça que o continente já viu em 100 anos”.
Já o governo da Colômbia avaliou como “desproporcional” a movimentação das forças militares dos Estados Unidos nas águas caribenhas, destacando preocupação com a escalada do conflito na região.