O jornalista Edimilson Santiago, um dos nomes mais antigos da comunicação em Rondônia, foi preso nesta semana na cidade de Sapezal (MT). A informação foi divulgada pelo também jornalista Vicente Pavão, em publicação nas redes sociais.
Santiago iniciou sua carreira em Presidente Médici (RO), onde fundou um jornal impresso e ficou conhecido por seu estilo combativo, muitas vezes enfrentando e pressionando figuras políticas influentes. Ao longo dos anos, acumulou passagens pela Justiça com acusações de difamação, extorsão, desacato e posse de drogas.
Desde 2023, ele vivia em Sapezal, onde protagonizou um episódio polêmico envolvendo o então prefeito Valcir Casagrande (União). Santiago acusou o gestor de oferecer uma casa em troca de apoio político e divulgou áudios que teriam comprometido o ex-prefeito. Segundo o jornalista, após as denúncias, ele foi coagido por funcionários da prefeitura a entrar em um veículo.
No caso mais recente, Santiago foi condenado por extorsão na cidade de Vilhena (RO). De acordo com Pavão, ele será apresentado na Cadeia Pública de Campo Novo do Parecis, de onde deve ser transferido para Rondônia para cumprir a pena.
FONTE: Sapezal 24 horas