A Polícia Civil de Mato Grosso apresentou um balanço positivo da Operação Mobile, ação permanente que visa combater roubos, furtos e o comércio ilegal de celulares no estado. Segundo dados estatísticos da instituição, a ofensiva resultou em uma queda expressiva na criminalidade em 2025.
Comparando o índice de 2024 com o período até 15 de dezembro de 2025, houve uma redução de 17,44% nos furtos e 20,18% nos roubos de aparelhos em todo o estado. Na prática, foram quase mil casos a menos de furtos registrados neste período.
Dia D e Recuperação de Bens Além da repressão, o foco da operação é devolver o bem à vítima. No dia 15 de dezembro, a Polícia Civil realizou o “Dia D”, conseguindo restituir 1.166 celulares aos seus legítimos donos em uma ação simultânea por todo o Mato Grosso.
Tecnologia Aliada Para fechar o cerco contra os criminosos, a Polícia Civil firmou uma parceria técnica com a Google Brasil. Em novembro de 2025, cerca de 60 policiais passaram por treinamento para utilizar ferramentas avançadas de rastreamento e segurança em dispositivos Android.
Wagner Bassi Junior, diretor da Diretoria Metropolitana, afirma que o trabalho contínuo desestimula o crime: “Isso torna os crimes de furtos e roubos menos interessantes financeiramente para o criminoso, afetando diretamente a redução dos índices”, pontuou.
Fonte: EstadaoMT







