A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quarta-feira, 18 de dezembro, um homem apontado como o principal articulador de um carregamento de cerca de uma tonelada de substância ilícita que teria entrado no Brasil pela fronteira com a Bolívia. A ação ocorreu no bairro Parque Paiaguás, em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá.
A detenção integra a segunda fase da Operação Quatro Rodas, que investiga o tráf*co internacional de entorp*centes e a ocultação de recursos financeiros obtidos com a atividade criminosa. Durante o cumprimento dos mandados, os agentes também apreenderam aproximadamente R$ 33 mil em dinheiro. Outros dois investigados, que também tiveram a custódia preventiva decretada, seguem foragidos.
As apurações tiveram início após a apreensão de quase uma tonelada de cloridrato de coc*ína, encontrada na zona rural de Vila Bela da Santíssima Trindade, município localizado na faixa de fronteira. Na ocasião, um quadriciclo utilizado para o transporte da carga ilícita também foi recolhido.
Com o avanço das investigações e a análise de materiais obtidos em etapas anteriores da operação, a Polícia Federal identificou a existência de um esquema estruturado de lavagem de capitais, criado para disfarçar o lucro milionário oriundo do tráf*co.
No total, a Justiça autorizou três mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão, cumpridos nas cidades de Várzea Grande e Pontes e Lacerda. O homem detido permanece à disposição da Justiça Federal, enquanto as forças de segurança seguem em diligências para localizar os demais envolvidos.








