O plantio de soja da safra 2025/2026 ganhou ritmo acelerado em Mato Grosso. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado na sexta-feira (3), 15,03% dos 13 milhões de hectares previstos já foram semeados — mais que o dobro da média dos últimos cinco anos, que é de 6,10%.
O desempenho também supera com folga o do ano passado, quando, nesse mesmo período, apenas 2,09% da área havia sido plantada por causa da falta de chuvas.
Entre os municípios com maior avanço na semeadura estão Feliz Natal, Sorriso, Santa Rita do Trivelato, Cláudia, Nova Mutum, Porto dos Gaúchos, Lucas do Rio Verde, São José do Rio Claro, Vera e Campo Novo do Parecis.
Além do ritmo de plantio, a comercialização da safra também avança. Segundo boletim do Imea de setembro, 27,40% da produção já foi negociada, ante 22,49% do mês anterior. Apesar da melhora, o índice ainda está cerca de três pontos percentuais abaixo do registrado no mesmo período da safra passada, quando 30,41% já estavam comprometidos.