novembro 5, 2025
linguagemsimples_930X220
Publicidade
PLANTÃO (1)
Publicidade

Polícia Civil investiga fraude em licitações e superfaturamento de cirurgias

policia-civil-investiga-fraude-em-licitacoes-e-superfaturamento-de-cirurgias

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta terça-feira (4), a Operação Fio de Aço, que apura um esquema de fraude em licitações e superfaturamento de procedimentos médicos pagos com recursos públicos. A investigação aponta para um grupo de empresas que simulava concorrência em orçamentos apresentados à Justiça para direcionar contratações e inflar valores de tratamentos custeados pelo Estado, SUS e Defensoria Pública.
Durante a ação, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em Cuiabá, incluindo sedes de empresas e residências de investigados. A operação é conduzida pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) e teve início após uma denúncia encaminhada pelo Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania da Saúde Pública (Cejusc), que identificou indícios de sobrepreço em procedimentos médicos.
De acordo com a Deccor, as empresas envolvidas apresentavam propostas diferentes apenas na aparência, mas eram controladas pelo mesmo grupo de pessoas, criando uma falsa competitividade para desviar recursos públicos.
O Poder Judiciário determinou o bloqueio de bens, veículos e imóveis dos investigados, além da proibição de novas contratações com órgãos públicos.
O nome da operação, “Fio de Aço”, faz alusão a um material cirúrgico utilizado em procedimentos médicos e, simbolicamente, às ligações ocultas entre as empresas envolvidas, algumas das quais seriam “fantasmas”.
A Polícia Civil segue com as investigações para apurar a extensão do esquema e identificar todos os responsáveis pelo desvio de recursos da saúde pública.

About The Author

Compartilhe a Publicação