
Semana “Registre-se!” leva cidadania à Aldeia Bacaval com identidade visual inspirada na cultura Pareci e Nambikwara
De 12 a 16 de maio, a Aldeia Bacaval, no município de Campo Novo do Parecis, será um dos principais pontos de atendimento da 3ª edição da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!, coordenada pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT). A ação nacional tem como objetivo ampliar o acesso à documentação civil básica e erradicar o sub-registro entre populações vulneráveis.
Com forte presença dos povos Pareci (Haliti-Paresi) e Nambikwara, a aldeia será palco de um grande mutirão que deve beneficiar cerca de 600 indígenas, com serviços como emissão de certidões de nascimento e casamento, regularização de CPF, alistamento eleitoral, emissão de documentos de identidade e orientações jurídicas.
O material gráfico da campanha incorpora elementos culturais e linguísticos das etnias atendidas, representando o respeito à diversidade e à inclusão. Cartazes, faixas e banners foram elaborados com grafismos tradicionais e expressões nas línguas nativas dos povos indígenas da região, fortalecendo a representatividade e o reconhecimento das culturas originárias.
A juíza auxiliar da Corregedoria, Myrian Pavan Schenkel, destacou que a campanha promove uma aproximação mais humanizada entre o Judiciário e as comunidades indígenas. A ação conta com a participação da FUNAI, Receita Federal, TRE-MT, Defensorias Públicas, secretarias municipais e cartórios extrajudiciais.
A Semana Registre-se! é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e está alinhada à meta 16.9 da Agenda 2030 da ONU, que visa assegurar identidade legal para todos até 2030. Em Mato Grosso, a expectativa é de mais de 2 mil atendimentos em quatro municípios.