
O vereador Willian Freitas, de Campo Novo do Parecis, usou as redes sociais nesta quarta-feira (16) para comemorar o voto do relator no julgamento do recurso que apura uma suposta fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024. A publicação foi feita logo após a sessão no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), que acabou sendo suspensa por pedido de vista de um dos desembargadores.
Na postagem, Willian classificou o posicionamento do relator, desembargador Edson Dias Reis, como “mais uma vitória da verdade”. Segundo o parlamentar, o magistrado deixou claro que não houve fraude por parte do Partido Progressistas (PP) e reconheceu a atuação ativa das candidatas Eva e Jackeline na campanha eleitoral. “Participaram com reuniões, divulgação, materiais e votos nas urnas”, destacou.
Willian, que é um dos vereadores eleitos pelo PP e diretamente interessado no desfecho do processo, afirmou que o voto reforça a confiança na Justiça Eleitoral. “Seguimos confiantes na justiça e na força do voto popular. Com verdade, responsabilidade e transparência, vamos até o fim”, escreveu na publicação.
A ação foi movida por Wesley Alves da Luz e Gilberto Vieira de Melo, ex-candidatos a vereador pelo PL, que alegam que o Progressistas teria registrado candidaturas femininas fictícias apenas para cumprir a exigência legal mínima de 30% de mulheres. Caso o recurso seja aceito, o PP pode ter todos os votos anulados e seus candidatos, inclusive os eleitos, cassados — o que alteraria a atual composição da Câmara Municipal.
Apesar do voto do relator favorável ao PP, o julgamento foi interrompido e a conclusão do caso foi adiada, com nova data ainda indefinida. A decisão é acompanhada com grande expectativa por políticos e eleitores do município.