
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) denunciou na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, nesta quarta-feira (14), um suposto esquema de desvio de R$ 308 milhões envolvendo a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e fundos de investimento ligados à família do governador Mauro Mendes (União Brasil). A parlamentar informou que protocolou denúncias na Polícia Federal, Ministérios Públicos Estadual e Federal, e Tribunal de Contas do Estado.
Segundo Janaina, o valor deveria ter sido devolvido à empresa Oi S.A., em recuperação judicial, mas foi repassado a um escritório de advocacia em Cuiabá, que posteriormente transferiu os recursos para os fundos Royal Capital e Lotte Word, recentemente criados e supostamente ligados à família Mendes. A deputada destacou que os nomes envolvidos já foram citados em reportagens nacionais e investigações anteriores.
“R$ 308 milhões que deveriam ser pagos à Oi foram parar em fundos de investimento da família do governador”, afirmou Janaina, que questionou o sigilo do acordo celebrado pela PGE. A deputada também anunciou que notificará o juiz responsável pela recuperação judicial da Oi para apurar se houve prejuízo aos credores da empresa.
Além disso, Janaina revelou que está reunindo dados sobre uma empresa controlada pela família Mendes que estaria exportando milhões de reais por mês mesmo inativa e sem pagar despesas básicas, como energia elétrica. “O governo virou uma grande sociedade limitada. Limitada aos que mandam”, criticou.
A parlamentar solicitou apoio da presidência da Assembleia para que a Casa colabore com as investigações, reforçando o papel de fiscalização do Legislativo.